:

  • Polícia Italiana Apreende 2 Toneladas de Cocaína Flutuando No Mar


  • Os pacotes foram deixados à deriva propositalmente para serem recuperados em outro momento por outra embarcação.

A polícia italiana apreendeu nesta segunda-feira (17) duas toneladas de cocaína encontradas boiando na costa leste da Sicília. 

Com um valor de rua estimado em mais de 400 milhões de euros (cerca de R$ 2,1 bilhões), a polícia classificou a apreensão como um "recorde". 

A polícia divulgou um vídeo que, segundo eles, mostrava as drogas embrulhadas em 70 pacotes impermeáveis presos por redes e flutuando por coletes salva-vidas. 


Eles disseram que também encontraram um dispositivo de rastreamento ligado às drogas. 

Localizada durante uma patrulha aérea, a polícia suspeita que a cocaína tenha sido deixada no mar por um navio de carga para posterior recuperação e transporte para o continente por uma organização criminosa, embora as autoridades não tenham citado nenhum grupo específico.

Márfia Na Itália

O crime organizado na ilha da Sicília há muito é dominado pelo sindicato Cosa Nostra. O grupo mafioso mais poderoso da Itália tem tentáculos que chegam aos Estados Unidos e ao redor do mundo. 

Em janeiro, as autoridades italianas prenderam o "último padrinho" do grupo, Matteo Messina Denaro, após uma caçada de 30 anos. Os moradores comemoraram a captura do homem de 60 anos, que uma vez se gabou de poder encher um cemitério com suas vítimas.

Hoje, o tráfico de drogas na Itália e em grande parte da Europa é dominado pelo grupo criminoso “'Ndrangheta” (Seu nome vem do grego "andragathia", que significa coragem e lealdade).

Eles ficam concentrados nas montanhas escarpadas da Calábria, no continente italiano perto da Sicília.

Seu negócio costumava consistir em sequestros para resgate, mas 'Ndrangheta desde então se tornou uma rede global altamente sofisticada com um controle firme sobre o comércio internacional de narcóticos e controle sobre vastas áreas de seu território, onde até mesmo a polícia teme pisar, de acordo com autoridades italianas.

A agência pan-europeia identificou 'Ndrangheta como um dos grupos de crime organizado "mais ameaçadores" do planeta devido ao seu "enorme poder financeiro" e "imenso poder de corrupção".